O Brasil no centro do mundo: o ensino da política externa brasileira como elemento de compreensão do espaço geográfico mundial na educação básica

Brazil at the center of the world: teaching Brazilian foreign policy as an element of understanding the world's geographic space in basic education

Autores

  • Alexandre Perez Menezes de Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Autor
  • Vitor de Pieri Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13118939

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Política Externa Brasileira, Educação básica

Resumo

Esse artigo é fruto de estudos preliminares cujo objetivo geral é desenvolver um material que auxilie no processo ensino aprendizagem de temas e conceitos de Geografia, trabalhados no ensino fundamental, relacionados ao espaço geográfico mundial e ao processo de globalização. Tendo em vista a relevância da temática sobre a organização política e econômica do espaço mundial que é dada tanto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto pelos currículos de redes públicas de educação e da necessidade do desenvolvimento de um raciocínio geográfico com os alunos, o desenvolvimento de metodologias para além dos tradicionais livros didáticos, pode ser um caminho para um maior interesse por parte do corpo discente em temas aderentes à geografia da inserção internacional do Brasil. Acreditamos, portanto, que um caminho para a compreensão do Espaço Mundial é a perspectiva e o olhar a partir do Brasil, isto é, colocando-o no centro do mundo para buscar um entendimento levando-se em consideração a maneira como o país têm se colocado no sistema internacional. Para tanto, conceitos e paradigmas relacionados aos estudos da política externa brasileira surgem como elementos basilares aos conteúdos tradicionais da geografia no ensino básico.

Biografia do Autor

  • Alexandre Perez Menezes de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Mestrando em Ensino de Geografia pelo PROFGEO da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

  • Vitor de Pieri, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Professor Associado do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

O Brasil no centro do mundo: o ensino da política externa brasileira como elemento de compreensão do espaço geográfico mundial na educação básica: Brazil at the center of the world: teaching Brazilian foreign policy as an element of understanding the world’s geographic space in basic education. (2024). Revista Intellector, 21(41), 125-141. https://doi.org/10.5281/zenodo.13118939