Geografia e Relações Internacionais: um debate sobre as complementaridades disciplinares no modelo de simulação das Nações Unidas do Colégio Militar do Rio de Janeiro
Geography and International Relations: a debate on disciplinary complementarities in the United Nations simulation model at the Military College of Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10116933Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Relações Internacionais, Prática de Simulação, ONU, Colégio MilitarResumo
O presente trabalho aborda o resultado preliminar de uma pesquisa que visa a identificar e analisar instrumentos pedagógicos que utilizam conteúdos da Geografia escolar atrelados aos modelos de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) e a partir dessas análises, busca propor novas atividades que contribuam com o processo ensino-aprendizagem de uma maneira mais efetiva e proveitosa. Por se tratar de uma atividade extensionista no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), as inquietações relacionadas às práticas realizadas no Clube de Relações Internacionais Osvaldo Aranha (CRIO) se baseiam na falta de um curso preparatório para os discentes que participam do projeto, uma vez que o conteúdo verificado no Plano de Execução Didática, em especial dos 8° e 9° anos do ensino fundamental, não são suficientes para o amplo aproveitamento e entendimento dos casos trabalhados, ainda mais quando considerados as subjetividades de cada um dos docentes em função do seu histórico de formação na ciência geográfica. Nesse sentido, após levantamento de todos os temas trabalhados no CRIO e o devido cruzamento com o Plano de Execução Didática do CMRJ, avaliou-se a necessidade de se elaborar uma ementa de extensão com disciplinas mais específicas do campo de estudos em Relações Internacionais, como forma de complementar o conteúdo estudado ao longo do ensino básico para um melhor aproveitamento das simulações.
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