O futuro com contornos do passado? Perspectivas sobre as relações Brasil-África a partir do novo governo Lula (2023)
The future with the contours of the past? Perspectives on Brazil-Africa relations from the new Lula da Silva government (2023)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10117133Palavras-chave:
Relações Brasil-África, Política Externa Brasileira, Governo LulaResumo
Este artigo analisa os desafios de reativação da dimensão estratégica das relações Brasil – África no interior dos esforços de mudança na inserção internacional do país com o início do Governo Lula. Ao ativar a memória da chamada Política Externa Altiva e Ativa enquanto um vetor de transformação das relações exteriores do Brasil após mais de uma década de retração na atuação internacional, a perspectiva de reinserção competitiva do país no continente africano enfrenta diferentes dilemas, tais como o desengajamento ocorrido ao longo dos últimos anos envolvendo antigas variáveis históricas de aproximação, a exemplo da cooperação, o comércio e a construção discursiva sobre tais relações. Além disso, argumenta-se que aspectos como a crise sistêmica e o quadro de competição geopolítica envolvendo potências emergentes e potências globais no continente africano, somado às características do cenário doméstico, como a necessidade de reaproximação entre o governo e determinados grupos de interesse (agronegócio e militares), além da mobilização de recursos para a afirmação de uma nova política africana apontam para a necessidade de uma reconfiguração das estratégias brasileiras em se reaproximar da África.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mateus José da Silva Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.