Reflexões sobre a paz perpétua kantiana e o metaconstitucionalismo

Reflections about Kantian perpetual peace and the metaconstitution

Autores

  • Érika Rigotti Furtado Escola Superior de Defesa Autor

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10599946

Palavras-chave:

Kant e a paz perpétua, modelo metaconstitucional, Liberdade, Direito, Direitos Humanos

Resumo

O ensaio sobre a paz perpétua, elaborado por Immanuel Kant no século XVIII, embora distante no tempo, mantém sua relevância dos dias correntes, posto ainda pendente a conquista de uma paz duradoura em escala global. Na esteira da melhoria das condições de existência humana no conturbado cenário da atualidade, emerge a proposta do metaconstitucionalismo, cujo objetivo central é a ampliação da abrangência dos direitos humanos, a partir da superação do modelo constitucionalista tradicional. Desta maneira, o presente estudo buscou cotejar a proposta de paz perpétua kantiana e o metaconstitucionalismo, no intuito de aventar as dissonâncias e convergências entre ambas as propostas, considerando, essencialmente, a presença da liberdade e do direito como elementos marcantes no pensamento de Kant.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Érika Rigotti Furtado, Escola Superior de Defesa

    Professora de Direito da Escola Superior de Defesa, pertencente ao Magistério Superior do Comando da Aeronáutica. Doutoranda e Mestre em Ciências Aeroespaciais (UNIFA). Especialista em Direito Administrativo (UNIPAC). Graduada em Direito (UNIPAC). Pesquisadora do Grupo Questões Humanitárias e Poder Aeroespacial (UNIFA). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).

Downloads

Publicado

26-05-2025

Como Citar

Reflexões sobre a paz perpétua kantiana e o metaconstitucionalismo: Reflections about Kantian perpetual peace and the metaconstitution. (2025). Revista Intellector, 20(40), 61-76. https://doi.org/10.5281/zenodo.10599946

Artigos Semelhantes

1-10 de 24

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.